10 de set. de 2012

A Guerra dos Farrapos



O descontentamento do povo gaúcho com os atos da coroa levou os líderes a conspirarem e se articularem para separar o Rio Grande do Sul do resto do Brasil. 

Também chamada de Revolução Farroupilha, a Guerra dos Farrapos foi o mais importante conflito regencial. Durou 10 anos (1835 – 1845) e a paz só chegou no governo de D. Pedro II.
**********
Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha são os nomes pelos quais ficou conhecida a revolução ou guerra regional, de caráterrepublicano, contra o governo imperial do Brasil, na entãoprovíncia de São Pedro do Rio Grande do Sul, e que resultou na declaração de independência da província como estado republicano, dando origem à República Rio-Grandense. Estendeu-se de 20 de setembro de 1835 a 1° de março de 1845
A revolução, de caráter separatista, influenciou movimentos que ocorreram em outras províncias brasileiras: irradiando influência para a Revolução Liberal que viria a ocorrer em São Paulo em 1842 e para a Revolta denominada Sabinada na Bahia em 1837, ambas de ideologia do Partido Liberal da época. Inspirou-se na recém findada guerra de independência do Uruguai, mantendo conexões com a nova república do Rio da Prata, além de províncias independentes argentinas, como Corrientes e Santa Fé. Chegou a expandir-se à costa brasileira, em Laguna, com a proclamação da República Juliana e ao planalto catarinense de Lages. Teve como líderes: general Bento Gonçalves, general Neto, coronel Onofre Pires, coronel Lucas de Oliveira, deputado Vicente da Fontoura, Pedro Boticário, general Davi Canabarro, coronel Corte Real, coronel Teixeira Nunes, coronelDomingos de Almeida, major Vicente Ferrer de Almeida,coronelDomingos Crescêncio de Carvalho, general José Mariano de Mattos, general Gomes Jardim , além de receber inspiração ideológica de italianos da Carbonária refugiados, como o cientista e tenente Tito Lívio Zambeccari e o jornalista Luigi Rossetti, além do capitão Giuseppe Garibaldi, que embora não pertencesse a carbonária, esteve envolvido em movimentos republicanos na Itália.. A questão da abolição da escravatura também esteve envolvida, organizando-se exércitos contando com homens negros que aspiravam à liberdade.

Índice 
·         1 Antecedentes e causas
·         2 Os Farrapos
·         3 A Revolta Farroupilha
·         4 A reação imperial
·         6 Batalha do Fanfa
·         7 A Guerra sem Bento
·         10 Marinha Farroupilha
·         11 A República Juliana
·         12 Os campos de Lages
·         14 Reforços Liberais
·         17 Paz do Poncho Verde
·         18 Mídia
·         19 Na cultura
Wikipedia:

*******
Ideologia da Revolução
A Revolução Farroupilha, também conhecida como Guerra dos Farrapos, é uma revolta liberal, e suas correntes políticas dividem-se em moderadas, Chimangos, que desejavam a modificação do regime através das leis, e a exaltada, Farroupilha, que apontava como solução à revolução. 
Um fato importante que motivou a insurreição foi a desigual distribuição de renda, que era feita pelo Governo Imperial, criando uma distorção, já que mesmo com uma produção elevada, o que lhe cabia não era compatível. Os rebeldes afirmavam que parte das dificuldades do Rio Grande do Sul decorria do fato de ele ter de sustentar outras províncias.
Ler mais:


Nossos símbolos

As comemorações da Semana Farroupilha começaram em 1947, por iniciativa de alguns estudantes do Colégio Júlio de Castilhos de Porto Alegre (dentre eles Paixão Cortes, um dos maiores tradicionalistas gaúchos), na intenção de resgatar o patrimônio sócio-cívico-cultural riograndense e também como contrapartida ao americanismo exacerbado existente na época. 
Inicialmente chamada de Ronda Gaúcha, era comemorada do dia 7 de setembro, data da independência do Brasil, até o dia 20 de setembro, data de início da Revolução Farroupilha.

MÚSICA TEMA DA SEMANA FARROUPILHA 2011 - MINHA QUERÊNCIA



*** Monetize o seu Blog: CLIQUE AQUI Pin It

Nenhum comentário: