7 de jul. de 2010

I - INTRODUÇÃO (apresentação do projeto)

myfreecopyright.com registered & protected



A proposta de criação da REECOSOLRede de Estrutura em Economia Solidária visa implantar no Brasil as mudanças e inovações necessárias para o desenvolvimento de uma nova concepção e condução da Economia Popular Solidária – EPS, a fim de constituí-la em pilar efetivo do processo de desenvolvimento social, ao consolidá-la nos níveis local/micro-regional/estadual/federal.

No atual modelo vimos o crescimento de ações isoladas e focalizadas, embora algumas com visível sucesso. Entretanto, os empreendimentos do Terceiro Setor produzem efeitos ainda limitados em favor da economia solidária pela falta de políticas nacionais de desenvolvimento, acelerando o acentuado ritmo de natalidade-mortalidade. Armando de Melo Lisboa acredita que o crescimento caótico das EPS é perigoso se não for superado o atual imediatismo e a fragmentação. O professor ressalta, no artigo "Os Desafios da Economia Popular Solidária” que


Para a EPS cumprir a sua missão contemporânea de ser uma alternativa à exclusão, ela deve se configurar enquanto um vetor de desenvolvimento. É indispensável (...) construí-la dentro de uma estratégia anti-dualista, articulando politicamente as redes constitutivas da EPS numa perspectiva de desenvolvimento macro-nacional (estabelecendo elos com os demais setores da economia), além de incorporá-la como parte de um projeto de integração ativa no mercado mundial (desafio da estratégia de desenvolvimento).

Os demais desafios enumerados por Lisboa são: desafio utópico, desafio do mercado, desafio conceitual, desafio da cadeia produtiva, desafio sobre o controle da intermediação financeira, desafio pedagógico, desafio ético de construir novos estilos de vida, desafio da construção social dos mercados e o desafio de pensar todo o sistema cooperativista na perspectiva de articular o grande campo da economia social.
Foi pensando em todo o sistema cooperativista da economia popular solidária que visualizei a

Rede de Estrutura em Economia Solidária; as

– Cooperativas de Economia Solidária; as
– Feiras de Economia Solidária, e a – Exposição de Produtos e Serviços da Rede Solidária.
Em Rede, a Economia Popular se fortalece de forma solidária "como um dos atores que constroem, a médio prazo, uma verdadeira política nacional de enfrentamento à pobreza” – argumenta Lisboa – “amparada numa sólida opção por um modelo de desenvolvimento endógeno e uma consequente inserção ativa na mundialização."
II – justificativa
1 - A REECOSOL será uma Rede Estadual com sede em POA/RS – projeto piloto - com vistas a ser expandida para outros municípios e Estados. Mostrará e garantirá o caminho para a EPS ir além de sucessos isolados e de ações focalizadas, ao produzir a integração vertical e horizontal das unidades econômicas em busca de convergências inclusivas que sustentem uma ampla integração sistêmica da economia solidária.
A REECOSOL congregará as COOPESOL que por sua vez organizarão e coordenarão as FEECOSOL. A Reecosol também organizará a

.
A REECOSOL é a resposta para o “desafio da estratégia de desenvolvimento” ( Lisboa ) que possibilitará a geração de trabalho, renda, inclusão social, dignidade profissional e auto estima – aos trabalhadores saudáveis e também aos portadores de alguma deficiência física - através da produção de produtos e serviços; do comercio e do consumo solidários, capazes de viabilizar uma nova sociedade mais justa e ecologicamente mais equilibrada.
Organograma

2 – As COOPESOLCooperativa de Economia Solidária serão filiadas à REECOSOL e por ela orientadas e apoiadas. Serão agentes da política de enfrentamento à pobreza, ancoradas nas dinâmicas locais/regionais de desenvolvimento. Sua meta principal é a de integrar às atividades de trabalho e consumo as pessoas que estão excluídas do mercado formal do trabalho, através da capacitação gratuita para a produção solidária, comercialização e prestação de serviços, estimulando uma progressiva convergência de propósitos entre os associados. Para a formação de grupos de trabalhadores capacitados as COOPESOL buscarão a colaboração das entidades locais de bairro, como associações de moradores, clubes de mães, entidades sociais, entre outros.
As COOPESOL organizarão as FEECOSOL – Feira de Economia Solidária para a comercialização dos produtos das Cooperativas. Embora seguindo determinadas regras básicas estipuladas pela REECOSOL, as COOPESOL serão autônomas. A identificação de participante da Rede se dará, sempre, através do logotipo COOPESOL. Assim, a cooperativa poderá registrar-se conforme os seguintes exemplos: “ COOPESOL Arte & Cia” , “ COOPESOL Pronto Táxi”, entre tantos outros.
3 - As FEECOSOL organizam e administram os espaços das feiras para a comercialização dos produtos e serviços das COOPESOL.
4 - As EXPRESSOL - Exposição de Produtos e Serviços da Rede Solidária serão organizadas pela REECOSOL para que as COOPESOL possam expor seus produtos e serviços oportunizando, assim, o comparativo do trabalho realizado entre os grupos, além da divulgação da economia e cultura de cada região.

Licença Creative Commons License
*** Monetize o seu Blog: CLIQUE AQUI Pin It

Nenhum comentário: